Estudos desenvolvidos e liderados pela Profa. Leila Hayashi foram fundamentais para autorização de cultivo comercial da macroalga Kappaphycus Alvarezii em Santa Catarina.

30/01/2020 12:00

Professora Leila Hayashi lidera o grupo responsável pelos estudos de viabilidade do cultivo da macroalga – Foto: divulgação.

Após 11 anos de estudos para provar sua viabilidade ambiental, a macroalga Kappaphycus alvarezii agora pode ser cultivada com fins comerciais em Santa Catarina, oferecendo aos maricultores do estado uma nova fonte de renda e a oportunidade de diversificar os cultivos marinhos na região. A autorização consta na Instrução Normativa 1, de 21 de janeiro de 2020, publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O grupo liderado pela professora do Departamento de Aquicultura do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/UFSC) Leila Hayashi foi o responsável, desde 2008, pelos estudos de viabilidade ambiental e comercial, em um projeto realizado em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). As duas instituições foram responsáveis pelas negociações com a Secretaria de Pesca e Aquicultura, o Ibama e o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina, que resultaram na publicação.

A Kappaphycus alvarezii atualmente é responsável pela maior produção de cultivos marinhos do mundo, sendo matéria-prima para a extração de uma substância muito utilizada em diversos ramos da indústria, como espessante de iogurtes, produtos veganos, enlatados, cosméticos e tinturas, entre outros.

Kappaphycus alvarezii é uma nova alternativa de renda para maricultores catarinenses – Foto: divulgação.

Fonte: https://noticias.ufsc.br/2020/01/ibama-autoriza-cultivo-da-macroalga-kappaphycus-alvarezii-em-sc/